Gênero e Natureza

Texto por: Maria Luiza

As desigualdades de gênero afetam a gestão de recursos naturais sustentáveis. A degradação da natureza e as mudanças climática tendem a aumentar essas desigualdades. Assim sendo, as intervenções no meio ambiente, seja para restauração, recuperação ou proteção, não ocorrem independentes do gênero. Compreender a relação entre o gênero e a natureza é um fator crucial para abordar os desafios socioambientais, tendo em vista a busca para um modo de vida em sociedade igualitário e sustentável.

Se o entorno está afetado pelas estruturas e processos socioculturais e econômicos, esse meio de vida irá influir sobre os processos e sistemas que protegem a natureza e toda forma de vida presente nela. Igualmente, as relações de gênero exercem forte influência em como estão organizados os meios de vida, as comunidades e as instituições. Essas relações também afetam o contexto para a tomada das decisões sobre os bens naturais disponíveis.

A interação entre mulheres, homens e natureza se diferenciam de acordo com seus papéis, status, necessidades, responsabilidades, e, especialmente, com as relações de poder. Quando ocorre um desequilíbrio, ou seja, desigualdades entre homens e mulheres, percebemos uma perda da biodiversidade. A gestão ambiental reproduzirá esse desequilíbrio sobre a forma como preservará e restaurará a natureza.

As mulheres e as meninas são as mais afetadas pela perda da biodiversidade e a degradação do sistema, desigualdade de gênero e discriminações subjacentes. A dependência das mulheres sobre acesso desigual de terras, água e outros bens produtivos, mobilidade e o poder de decidir limitado em muitos contextos são afetados desproporcionalmente pelas mudanças climáticas.

Essas limitações que mulheres sofrem sobre o poder de decidir impedem ou dificultam para que elas possam contribuir plenamente com o planejamento, criação de políticas e implementação de ações para proteger, restaurar e cuidar dos recursos naturais. Entretanto, quando as mulheres são incluídas nas políticas e ações climáticas e ecológicas, inclusive como gestoras, mentoras e líderes, os resultados são mais eficientes e efetivos, sensíveis no sentido de perceber as diferentes necessidades e perspectivas, sendo capazes de proporcionar maiores benefícios e maior amplitude às comunidades e à nação.