Encontro Junino da Natureza - Campinas - SP

Essa arte, gentilmente cedida pela Milena Magoga, nos inspira sobre o papel do Fórum Popular da Natureza (FPN), e é por isso que decidimos usá-la nesse nosso primeiro Encontro Junino da Natureza, celebrado no Dia do Meio Ambiente, para homenagearmos a luta indígena. Luta essa que resiste desde a invasão do empreendimento colonial, atravessando todos os governos que reproduzem a colonialidade há 5 séculos, configurando-se como uma luta contra-institucional que emana dos corpos habitantes dos territórios degradados pela espoliação hegemônica do capital - que é branco, patriarcal e cis-heteronormativo; normas essas, aliás, impostas à Abya-Ayala pela cosmovisão Ocidental.

O FPN é um movimento popular que tem como objetivo a criação de um espaço de articulação onde organizações, movimentos e pessoas possam consolidar um amplo movimento de resistência à destruição planetária e, ao mesmo tempo, construir alternativas econômicas, sociais e culturais ao modelo produtivista dominante. Ao longo desses 2 anos de existência, temos levantado várias ações e articulações juntamente com outros movimentos populares que lutam por diversas causas que nos atravessam e nos unem (por moradia, pela terra, pela agroecologia, pela segurança hídrica, pela biodiversidade etc.). Por isso trazemos o POPULAR e a NATUREZA juntos e associados.

Nesse sentido, as cosmovisões indígenas muito nos servem de guias, pois a nossa luta é anti-colonial, anti-imperialista, em defesa de todos os sistemas ecológicos - humanos e não-humanos - e da soberania de nossos corpos-territórios. É uma luta que acredita na potência do bem viver e da vida comunal para a superação do poder do capital. E o bem viver é coletivo. Por isso, na intenção de darmos corpo a essa luta que, após 2 anos de distanciamento social, se expande para além das telas, estamos promovendo esta atividade presencial que tem dois objetivos centrais: 1) ampliar e aprofundar a compreensão das lutas socioambientais de Campinas e região; e 2) promover maior integração e diálogo entre os atores, com a construção de ações em comum.

Venha participar!

Mais informações com @isakojin