ECOeFEITOS: Abril Indígena

Quando: Todas as Quintas-Feiras
Horário: às 17h

A população indígena no mundo está estimada em cerca de 370 milhões de pessoas, o que representa algo em torno de 5% da população mundial.

Esses povos compõem cerca de 1/3 da população mais pobre do mundo e são expostos a uma série de problemas, que abrangem doenças, discriminação, perseguição, baixa expectativa de vida, ameaças territoriais e poucas garantias de verem cumpridos os seus direitos humanos.

Povos indígenas e Comunidades Tradicionais e a Governança Florestal destacam o papel fundamental da população indígena na luta contra o desmatamento, conservação das florestas e da biodiversidade e redução das emissões de gases de efeito estufa. (fonte: ONU).

Historicamente a população indígena sofre ataques contra a vida, retirada de direitos e deslocamentos forçados de suas terras, mas esta situação tem se agravado no atual governo e é dever de toda a sociedade se unir, se informar e apoiar o movimento indígena.

Neste mês de abril, para além da celebração, o Fórum Popular da Natureza, através do programa ECOeFEITOS promoverá o Abril Indígena e realizará uma série de programas para debater estes temas.

:paperclip: Programação

15 de abril
A retomada dos Povos do Rio Grande do Sul
Palestrantes:
Sociólogo Marcelo Soares - Fórum Popular da Natureza - RS
Cacique Woia, retomada XOKLENG KOKLUNH de São Francisco de Paula. Professor formado pela UFSC, mestrando em educação
Cacique José Cirilo Pires Morinico da Tekoa Anhetengua, na Lomba do Pinheiro, Porto Alegre

22 de Abril
Populações Indígenas de São Paulo, contexto urbano e aldeado
Palestrantes:
Co-deputada Chirley Pankará
Lideranças T.I. Jaraguá

29 de Abril
em confirmação

:paperclip:Acompanhe nas nossas redes sociais (YouTube e Facebook): Fórum Popular da Natureza