Fórum Popular da Natureza realiza o primeiro encontro nacional em mobilização para luta socioambiental

Neste final de semana, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, aconteceu o 1º Encontro Nacional do Fórum Popular da Natureza, reunindo militantes de movimentos sociais em defesa do meio ambiente. Foram cerca de 50 participantes de 5 Estados do Brasil. O evento aconteceu na Escola Nacional Florestan Fernandez (ENFF), em Guararema – SP, espaço de educação construído pelo MST (Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Com o tema: “Fórum popular da Natureza - Resistindo ao Ecocídio e a barbárie no pós-pandemia. Fascismo no Chão, Floresta em Pé!”, o primeiro encontro presencial após dois anos de atividades virtuais contou com debates, mostra cultural, show musical, dinâmicas em grupos, formação política e análise de conjuntura.
Estiveram presentes figuras ilustres da luta ambiental, como o Cacique Payaya (Chapada Diamantina), Gilmar Mauro (direção nacional do MST), Alceu Castilho (jornalista do De Olho nos Ruralistas), Julieta Paredes (ativista boliviana do Feminismo Comunitário) e Tamikuã Txihi (artista visual do povo Pataxó da Aldeia Jaraguá).
A atividade finalizou com um planejamento para ações de 2023 e a perspectiva de reuniões de coordenação já no início do ano, uma plenária na cidade de São Paulo e a reedição do encontro nacional.
O Encontro Nacional foi realizado com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo em parceria da ENFF, com o CESE (Coordenaria Ecumênica de Serviço) e a Adunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp).

Assista as transmissões online aqui

Fotos: